SINFO lança Portal de Dados Abertos da UFRN

Publicado em 17/10/2016

Texto: Deborah Guerra

Pouco mais de duas semanas após a aprovação do Plano de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi elaborado a partir do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016 e prevê, entre outros pontos, a criação de um Portal específico para a divulgação das principais informações da Instituição em formato aberto, a Superintendência de Informática (SINFO) lançou para a comunidade o Portal de Dados Abertos da Universidade.

A primeira versão do Portal foi lançada com mais de trinta conjuntos de dados provenientes dos sistemas institucionais da UFRN, envolvendo informações das atividades acadêmicas e administrativas. A previsão inicial de lançamento era o início do mês de novembro, porém a ferramenta foi disponibilizada em tempo recorde após esforço conjunto da SINFO, das Pró-reitorias e da Reitoria da Instituição.

Segundo Gibeon Aquino, Diretor de Sistemas da Superintendência de Informática, o Portal de Dados Abertos é um projeto contínuo que apresentará cada vez mais informações. "Os dados disponibilizados vão continuar sendo aprimorados. O Portal é vivo e tende a aumentar cada vez mais a partir da identificação de demandas da comunidade em geral. Novas informações vão surgir a cada momento", afirma.

Para visualizar o Portal de Dados Abertos da UFRN, acesse: http://dados.ufrn.br