Fluxo colaborativo

FLUXO COLABORATIVO DE COMPARTILHAMENTO DE CÓDIGO PARA COOPERAÇÃO TÉCNICA


Como explicado na apresentação do "FLUXO COLABORATIVO DE COMPARTILHAMENTO DE CÓDIGO PARA COOPERAÇÃO TÉCNICA" no workshop SINFO-UFRN 2018. As parceiras poderão contribuir com a evolução dos sistemas SIG-UFRN.

 

Existem duas formas de colaboração entre as instituições da rede de cooperação:

1. Submissão direta de contribuições de código para integração ao código de referência dos sistemas SIG-UFRN

2. Desenvolvimento envolvendo mais de uma instituição em um projeto colaborativo no qual cada parte tem responsabilidades específicas no processo com o mesmo objetivo de criação de um produto ou subproduto dos sistemas SIG-UFRN.

 

Em ambos os casos deve haver o registro dessa colaboração através de uma nova tarefa no GAS do tipo COLABORAÇÃO.

No caso de contribuições direta ao código de referência a instituição deverá registrar a tarefa após a submissão do merge request no gitlab de cooperação.

No desenvolvimento colaborativo cada instituição deve se comprometer com um ou mais papéis do processo, e registrar a sua colaboração através de uma nova tarefa de COLABORAÇÃO informando os detalhes da contribuição.

Por exemplo, a instituição A pode entrar em acordo com a instituição B para criarem juntas um novo módulo para o SIGRH. Nesse acordo, A se compromete com a especificação de requisitos e a homologação final do software, enquanto B irá codificar e testar. Essas atividades devem ser registradas como Colaboração no GAS até o resultado final do projeto culminar na sua integração final ao código de referência.

 

Saiba mais sobre o Fluxo Colaborativo

 

É importante observar que:

O código que a UFRN disponibiliza para as parceiras é o que está disponível em referência, no GitCooperacao, que será atualizado num espaço de tempo um pouco maior para que seja utilizado como base temporal tanto para atualização quanto para colaboração.

As parceiras devem manter seu fork atualizado com seu código de produção, no GitCooperacao.

- Fluxo De Colaboração Individual.
- Fluxo de Desenvolvimento Compartilhado.
- Atualização de versão.

 

Fluxo colaborativo de Compartilhamento de código para cooperação tecnica