Nova Release

SINFO libera nova versão do módulo de Almoxarifado do SIPAC

Publicado em 11/08/2016

Texto: Deborah Guerra


 


A Superintendência de Informática - SINFO/UFRN liberou hoje a versão 4.24.0 do módulo de Almoxarifado do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos/SIPAC. Apesar de já disponível, a atualização para a versão mais recente do módulo, que traz uma série de novas características, funcionalidades e correções, só deve ser realizada pelas instituições parceiras no último dia de agosto, já que envolve uma rotina executada automaticamente sempre no primeiro dia de cada mês.

Dentre as novas características disponibilizadas pela versão, é possível destacar a adoção de apenas duas casas decimais em todos os números apresentados no módulo. Essa medida visa padronizar a numeração exibida nas funcionalidades e evitar a ocorrência de possíveis inconsistências causadas pela necessidade de "arredondar" números com mais de duas casas decimais. Além da modificação mencionada, a forma como é realizado o cálculo das saídas de materiais também sofreu alterações, passando a usar uma proporção baseada no valor total do material no estoque, o que resulta em uma maior segurança nas operações de entrada e saída de materiais. Além disso, todas as operações de entrada e saída realizadas passaram a ser registradas no sistema, tornando mais rápido e simples o acompanhamento e a gestão dos estoques.

Em relação à correção de problemas anteriormente identificados, a SINFO destaca a disponibilização de uma nova funcionalidade que permite que o gestor do almoxarifado da instituição corrija inconsistências existentes ocasionadas pelo "arredondamento" de valores com mais de duas casas decimais. Assim, as inconsistências não mais impossibilitarão que colaboradores da instituição trabalhem com os materiais afetados, como acontecia anteriormente. Ao utilizar a correção da inconsistência, o sistema impede a ocorrência de situações semelhantes no futuro - assim, só é permitido o uso da funcionalidade uma única vez para cada material.

Outra novidade presente na nova versão é a criação de uma nova rotina executada automaticamente pelo Sistema sempre no primeiro dia de cada mês. Essa rotina é responsável por realizar o fechamento dos quantitativos movimentados no mês anterior para cada material. É importante destacar que no momento da primeira execução da rotina ela gera um histórico geral de todos os meses anteriores, para todos os materiais. Apenas a partir da segunda execução que ela passa a trabalhar com o mês imediatamente anterior.

Para uma melhor e mais segura experiência com o módulo de Almoxarifado, a Superintendência de Informática indica às instituições usuárias a atualização para a nova versão disponibilizada. No entanto, novamente destaca que é necessário que a atualização seja efetivada no último dia do mês e que o parâmetro "DATA_NOVA_ABORDAGEM_ALMOXARIFADO" deve possuir valor igual à data da implantação. Para as instituições que usarão o módulo pela primeira vez, a implantação pode ser realizada em qualquer data, porém o parâmetro deve ser preenchido com a data do último dia do mês anterior.


Para visualizar o manual de utilização do módulo de Almoxarifado do SIPAC, CLIQUE AQUI.

Outras notícias

Mais notícias
« Voltar