UERN e UFRN assinam termo de cooperação para transferência de tecnologia

Publicado em 20/09/2016

Texto: Deborah Guerra | Foto: Cícero Oliveira

Na segunda-feira, 12, durante a quarta edição do Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, assinaram termo de cooperação para compartilhamento de tecnologia, em específico as relacionadas aos Sistemas Integrados de Gestão (SIG-UFRN).

A assinatura do termo de cooperação entre a UFRN e uma instituição de âmbito estadual tornou-se possível após a aprovação e publicação da Resolução nº 007/16 - CONSAD, que alterou o art. 2º, II, alínea a, da Resolução nº 005/2013 - CONSAD, removendo a exigência de que instituições interessadas no processo de transferência tecnológica fizessem parte da rede federal de ensino ou educação.

Com a formalização desta cooperação, a UERN se tornará a primeira instituição estadual a implantar os sistemas integrados de gestão da UFRN. Para Gibeon Aquino, Diretor de Sistemas da Superintendência de Informática (SINFO), a assinatura do termo representa um importante marco. "[A cooperação entre as Universidades] é um importante passo para o fortalecimento da educação superior pública no Estado. Essas ferramentas já beneficiam diversas instituições e órgãos da esfera federal, além da própria UFRN. A possibilidade de ampliar estes benefícios para as instituições estaduais é algo muito positivo e promissor", afirma.

Segundo Pedro Fernandes, Reitor da UERN, a expectativa é que a implantação e o uso dos sistemas facilite a rotina acadêmica da Universidade e permita que alunos e servidores sintam-se mais integrados à Instituição. Para o Reitor, "os sistemas SIG conhecem as exigências do mundo acadêmico. Eles criaram uma realidade em que, onde estiver, o aluno, o professor e o técnico têm acesso a tudo o que querem fazer. E o melhor: tornaram possível o diálogo com a gestão - a união de questões administrativas e financeiras, por exemplo".