UFRN é pioneira na aprovação do Plano de Dados Abertos

Publicado em 05/10/2016

Texto: Deborah Guerra

No último dia 29, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, em sessão extraordinária do Conselho de Administração (CONSAD), seu Plano de Dados Abertos (PDA), documento que define as estratégias que serão adotadas pela Instituição na disponibilização de suas principais informações em formato aberto.

A necessidade da elaboração do PDA surgiu com a publicação do Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que instituiu a política de dados abertos no Poder Executivo Federal, apresentando prazos para que as instituições que formam o referido Poder disponibilizem, seja em portal próprio ou no portal do Governo Federal, seus dados para consulta e uso por parte da população. Essa medida do Poder Executivo alinha-se ao princípio da transparência no poder público e busca trazer para a população a possibilidade de se informar cada vez mais sobre a gestão dos órgãos e instituições públicas.

Para Gibeon Aquino, Diretor de Sistemas da UFRN, os dados abertos trazem inúmeros benefícios para os cidadãos. "A ideia dos dados abertos vai além do que os Portais da Transparência já existentes oferecem. Enquanto o Portal da Transparência disponibiliza dados específicos apenas para consultas, o Portal de Dados Abertos vai permitir o tratamento das informações para que elas possam ser usadas em outras ferramentas e serviços", defende.

O Plano de Dados Abertos aprovados pela UFRN prevê a criação de um portal específico da Instituição, onde serão disponibilizadas informações provenientes dos sistemas institucionais desenvolvidos e utilizados pela Universidade. De acordo com Aquino, o Portal será desenvolvido pela Superintendência de Informática - SINFO/UFRN e deve ir ao ar ainda em 2016. "Em contato com o Ministério do Planejamento, recebemos a informação de que somos a primeira instituição de ensino federal do Brasil a elaborar o Plano de Dados Abertos. Provavelmente também vamos ser os primeiros a disponibilizar esses dados para o público. Nossa previsão é que no início de novembro o Portal seja publicado para toda a comunidade", afirma.

Para visualizar o Plano de Dados Abertos na íntegra, CLIQUE AQUI.