UFRN disponibiliza Plano de Dados Abertos para consulta

Publicado em 13/10/2016

Após a aprovação do seu Plano de Dados Abertos (PDA) em sessão extraordinária do Conselho de Administração (CONSAD) realizada em 29 de setembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) torna disponível para consulta, na íntegra, o documento, que define as estratégias que serão adotadas pela Instituição na disponibilização de suas principais informações em formato aberto.

Dentre os pontos fundamentais tratados em seu texto, o PDA aprovado pela UFRN prevê a criação de um portal específico da Instituição, onde serão disponibilizadas informações provenientes dos sistemas institucionais desenvolvidos e utilizados pela Universidade. O Portal, que será desenvolvido pela Superintendência de Informática (SINFO) da UFRN, está previsto para ir ao ar no início de novembro.

Para Gibeon Aquino, diretor de Sistemas da UFRN, os dados abertos trazem inúmeros benefícios para os cidadãos. "A ideia dos dados abertos vai além do que os Portais da Transparência já existentes oferecem. Enquanto o Portal da Transparência disponibiliza dados específicos apenas para consultas, o Portal de Dados Abertos vai permitir o tratamento das informações para que elas possam ser usadas em outras ferramentas e serviços", afirma.

Para visualizar o Plano de Dados Abertos na íntegra, clique aqui.