A Universidade Federal do Rio Grande do Norte disponibilizará a partir de 1º de outubro os primeiros serviços ao público externo por meio do portal único de serviços do Governo Federal, o gov.br. A data foi definida em reunião realizada nessa sexta-feira, 15 de junho, pelo Gabinete da Reitoria, em conjunto com representantes da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Pós-Graduação (PPG) e Extensão (PROEX), Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), Secretarias de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SEBTT), Governança Institucional (SGI) e de Gestão de Projetos (SGP).
Após os representantes da PPG demonstrarem os desafios que a medida traria para os processos de trabalho dos programas de pós-graduação, especialmente para editais em andamento e aqueles aprovados, ficou definido um período de transição, em que as respectivas unidades irão comunicar todas as partes interessadas (programas de pós-graduação, docentes e candidatos) sobre o processo de mudança. Estão previstas retificações nos editais já aprovados, além de comunicações, tutoriais e sensibilizações, de maneira que a mudança seja realizada de maneira harmônica.
Os primeiros serviços a serem disponibilizados são aqueles relacionados a inscrição em processo seletivo para cursos de pós-graduação lato sensu, como especializações, além de inscrições para processos seletivos de mestrado e doutorado. Na parte da extensão, a inscrição em ações de extensão, como cursos, eventos, projetos ou programas, também serão disponibilizadas no novo portal. Com isso, o cidadão que quiser ter acesso a esses serviços, deverá acessá-los por meio do portal gov.br, utilizando o login único disponibilizado pelo Governo Federal. Estão previstos ainda outros serviços que devem ser disponibilizados até o final do mês de outubro, de maneira que um total de 09 serviços da UFRN sejam ofertados por meio do portal de serviços do Governo Federal.
O gov.br é uma iniciativa do Governo Federal, dentro da Estratégia de Governo Digital, para propiciar uma ampla transformação dos serviços destinados aos públicos externo nos órgãos da Administração Pública Federal. Na UFRN, a ação é coordenada pela STI e SGI, com parceria da SGP e da Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia. Outras 15 instituições parceiras, que utilizam os sistemas integrados da UFRN, também participam do projeto com a SGD e devem realizar o processo de integração dos seus serviços. As demais instituições de ensino que não participam do projeto, mas possuem termo de cooperação para utilização dos sistemas ativo com a UFRN, também possuem acesso as atualizações.