- SIPAC lança versão 5.15.8 para as instituições parceiras em 09/03/2023.
- Contém as versões: 5.15.3, 5.15.4, 5.15.5, 5.15.6, 5.15.7, 5.15.8
RESUMO DAS NOVIDADES (Melhorias):
- Realizado um ajuste na listagem de memorandos recebidos, no módulo de Protocolo. Nessa listagem, aparecerão também todos os memorandos CONCLUÍDOS na unidade do usuário logado no sistema em SIPAC -> Protocolo -> Menu -> Memorandos -> Consultas -> Listar Recebidos. (TAREFA #340585, VERSÃO 5.15.5)
-Adição da Lei 14.133/2021 nos processos de compras na modalidade PREGÃO em SIPAC -> Compras -> Cadastrar novo processo de compras. (TAREFA #386629, VERSÃO 5.15.5)
-Foi Criado papel AUTORIZADOR_PNAE e funcionalidade "Autorizar Matriz de Cotas - PNAES" para a autorização de matrizes de cotas e requisições de cota extra que tenham como fonte pagadora PNAES através da funcionalidade SIPAC > Bolsas > Planejamento > Cotas > Autorização > "Autorizar Matriz de Cotas - PNAES. (TAREFA #384932, VERSÃO 5.15.5)
-Alteração de partes de documentos já assinados no módulo de protocolo: Foram feitos alguns aprimoramentos para que no momento do cadastro, alteração ou assinatura de um documento, alguns de seus dados (unidade de origem, autenticadores, interessados) sejam salvos em outras tabelas, para evitar situações de mudança de nome de algum interessado, autenticador e até mesmo unidade. (TAREFA #360091, VERSÃO 5.15.5)
-Foi criada uma nova coluna em tipo de documento e em tipo de processo, onde indicará se aquele tipo permite ou não a remoção da classificação CONARQ no momento do seu cadastro. Inicialmente, todos os tipos existentes terão essa coluna como FALSE, indicando que, caso o tipo possua classificação CONARQ associada, não será possível removê-la no momento do cadastro do documento ou processo. (TAREFA #382707, VERSÃO 5.15.4)
-Foram criados três parâmetros para ocultar módulos inativos do SIPAC. Módulos: Pagamento Online, Compras Compartilhadas e DDO. (TAREFA #385609, VERSÃO 5.15.4)
-Foram removidos os campos Arquivo e Descrição obrigatórios em SIPAC > Portal Administrativo > Outros > Auditoria Interna > Responder Notificações > Responder notificações de Auditoria. (TAREFA #385609, VERSÃO 5.15.4)
-Foi criado fluxo de cancelamento de documento para documentos avulsos ativos criados na unidade em SIPAC -> Mesa Virtual -> Documentos Criados na Unidade -> Cancelar Documento. (TAREFA #340572, VERSÃO 5.15.4)
-Adição de nova funcionalidade para alteração de data de emissão da OB para requisição de serviço pessoa física em SIPAC -> Portal administrativo -> requisições -> atendimento -> Serviço Pessoa física -> ALTERAR DATA DE EMISSÃO DA OB. Bem como, foi adicionado mecanismo para atualizar essa data automaticamente quando importar OB's no sistema que altere uma requisição de para PAGA e FINALIZADA relacionada a tarefa: #382345 - [E-social]Adaptação da funcionalidade de leitura de Documento Hábil no módulo orçamento. (TAREFA #383958, VERSÃO 5.15.4)
-Alteração no campo de texto RENAVAM para suportar o tamanho máximo de 11 dígitos em SIPAC -> transportes -> licenciamento -> documento do veículo -> cadastrar. SIPAC -> transportes -> licenciamento -> documento do veículo -> listar/alterar. (TAREFA #385691, VERSÃO 5.15.4)
-Foi criado fluxo para cadastro de documentos antigos em SIPAC -> Mesa Virtual -> Documentos -> Cadastrar Documento Antigo. (TAREFA #308454, VERSÃO 5.15.4)
-Realizado um ajuste para que a funcionalidade de cadastrar levantamento patrimonial reconhecesse o bem que estava sendo inserido através do leitor de código de barras. Assim como, foi feito um script para ajustar os bens inseridos em levantamentos já cadastrado. Caminho: SIPAC -> Patrimônio Móvel -> Levantamento Patrimonial -> Levantamento Patrimonial -> Cadastrar Levantamento. (TAREFA #384097, VERSÃO 5.15.3)
-Remoção de regra de negócio e alteração na consulta para retornar valores de odômetro corretos ao consolidar manualmente dados de importação da manutenção em SIPAC -> Transportes -> Gastos/Manutenção -> Consolidação Manual da Importação de Manutenção. (TAREFA #384488, VERSÃO 5.15.3)
RESUMO COM AS PRINCIPAIS CORREÇÕES REALIZADAS:
Foram realizadas as seguintes correções de bugs:
-Correção na numeração dos documentos do tipo relatório. Foi executado script para colocar os documentos com o número atual da sequencia. Assim como, foi feito um ajuste no código fonte para que não gere o erro novamente em SIPAC -> Mesa Virtual -> Documentos -> Cadastrar Documentos. (TAREFA #386963)
-Correção referente a solicitação de apoio técnico SIPAC 3368: O sistema não resetava uma lista que continha os valores dos descritores. Com isso, ao fazer atendimentos em sequência, ele tentava persistir o dado atual e o anterior, gerando erro no índice de unicidade da tabela comum.descritor_grupo_valor em SIPAC -> Catálogo de Materiais -> Operações -> Solicitação de Cadastro de Material -> Atender Solicitações. (TAREFA # 386834, VERSÃO 5.15.7)
-Correção do NullPointerException no projeto sipac-dominio ao tentar adicionar documento a um processo Restrito do tipo Apuração em SIPAC -> Protocolo-> Processos -> Adicionar Documento. (TAREFA #386799, VERSÃO 5.15.7)
-Correção de erro ao tentar solicitar cancelamento de documento pela tela de visualização do documento em SIPAC -> Mesa Virtual -> Documentos Criados Pela Unidade. (TAREFA #386661, VERSÃO 5.15.7)
-Correção de defeito conhecido na classe (VerArquivoDocumentoServlet.java): Alterado tratamento de erro para gerar log. Em visualizar documentos em PDF ou outros formatos não escritos na mesa virtual. (TAREFA #386661, VERSÃO 5.15.7)
-Correção na exibição da Unidade em Autenticação de Memorandos em SIPAC -> Protocolo -> Mesa Virtual -> Memorando Eletrônico. (TAREFA #377181, VERSÃO 5.15.6)
- Correção de erro de execução ao assinar documentos, o sistema tentava pegar a unidade de autenticadores discentes e terceirizados, que não possuem essa informação. Outra situação se dava na indicação de uma unidade como assinante quando o chefe tentava assinar diretamente, neste caso ocorria erro, pois ainda não tinha uma pessoa vinculada ao autenticado. Funcionalidade: SIPAC -> Mesa Virtual -> Assinatura de Documentos. (TAREFA #387015, VERSÃO 5.15.6)
-Correção de erro ao importar propostas do ComprasNet: Foi adicionado o parâmetro 'codigoModalidade=5' na URL que acessa o comprasNet. Com a alteração o sistema importou os dados em SIPAC -> Compras -> Licitação -> Importar Propostas do ComprasNet. (TAREFA #385030, VERSÃO 5.15.5)
-Correção de defeito conhecido na classe ConsultaPublicaDocumentoMBean.java: corrigidos erros de log apontados pela ferramenta sonar. (TAREFA #386680, VERSÃO 5.15.5)
-Correção de defeito conhecido na classe AssinaturaDocumentoMBean.java: corrigidos erros de log apontados pela ferramenta sonar. (TAREFA #386680, VERSÃO 5.15.5)
-Correção na funcionalidade Cadastrar Processo para Unidade Externa em SIPAC -> Protocolo -> Cadastrar. (TAREFA #383122, VERSÃO 5.15.5)
-Correção de erro ao tentar editar levantamento patrimonial no portal administrativo: Foi realizado um ajuste na chamada da página de editar levantamento patrimonial, para que fosse populada a coleção de finalidades que é exibida na lista suspensa da página em SIPAC -> Portal Administrativo -> Patrimônio Móvel -> Levantamento Patrimonial -> Alterar Levantamento.
-Correção no contador das pastas da mesa virtual quando existe juntada de processos. Em quais operações? SIPAC -> Módulo de Protocolo -> Mesa Virtual -> Processos na Unidade. (TAREFA #385324, VERSÃO 5.15.3)
-Corrigido trecho do código que podia fazer com que a assinatura de gerente ficasse sem a designação.(TAREFA #384598, VERSÃO 5.15.3)
-Alteração na classe LevantamentoPatrimonialForm. Corrigido erro que fazia com que a alteração na marca de um bem também alterasse a marca de todos os bens com essa mesma marca. (TAREFA #385188, VERSÃO 5.15.3)
-Foi modificada a validação que realizava o vínculo de uma matriz a uma bolsa, pois havia possibilidade de uma matriz inativa ser selecionada em SIPAC > módulo Bolsas/Auxilio > Cadastro > Bolsa/Auxílio > Cadastrar. (TAREFA #385852, VERSÃO 5.15.3)