Nova Versão de Referência

SIGAA - Versão 4.12.3 - Contendo ajustes e correções em diversos módulos

Publicado em 30/01/2024

O SIGAA lançou nesta segunda-feira, 29/01/2024, a versão 4.12.3 para as instituições parceiras.


Nesta versão, as principais atualizações são em relação ao SISU e a otimização no fluxo de matrícula, além de pequenos ajustes e correções.


Demandas referentes ao SISU


Foi adicionado o conceito de forma de ingresso ao contexto de cadastro/alteração de cotas de ingresso presente na área de cadastro do módulo administração do sistema. Também foram criadas no banco as novas cotas com as nomenclaturas determinadas na PORTARIA Nº 2.027, DE 16/11/2023, sob a forma de ingresso “SISU”, diferenciando-as das já existentes e anteriormente utilizadas em processos seletivos passados.


SIGAA → Módulo Administração do Sistema → Aba Cadastro → Ensino → Grupo Cota Ingresso → Cadastrar / Alterar


Continuando as adequações ao SISU 2024, o quadro de cadastro de oferta de vagas para processos seletivos foi adaptado para filtrar as cotas cadastradas pela forma de ingresso selecionada. Caso não existam cotas para a forma de ingresso selecionada, o sistema retornará as cotas padrão do nível de ensino da forma de ingresso.


SIGAA → Módulo Graduação → Aba Administração → Operações Administrativas → Cadastrar Oferta de Cursos para Processos Seletivos


Foram feitos ajustes no módulo processo seletivo com intuito de garantir a assimilação e listagem correta das cotas a partir da forma de ingresso, nos casos de uso responsáveis pela configuração dos processos seletivos e pelo cadastro e validação de documentos/declarações. O aprimoramento não afeta a integridade de processos seletivos anteriores, que possuem cotas sem forma de ingresso vinculada.


SIGAA → Módulo Processo Seletivo → Aba Cadastro → Processos Seletivos → Configurar Dados para Convocação


SIGAA → Módulo Processo Seletivo → Aba Cadastro → Documentos dos Candidatos → Validar Documentos


SIGAA → Módulo Processo Seletivo → Aba Cadastro → Documentos dos Candidatos → Cadastrar Declarações/Documentos


Otimização no Fluxo de Matrícula


Foram realizadas alterações no código da matrícula online para melhorar a disponibilidade e escalabilidade do SIGAA durante os períodos de matrícula. As alterações consistiram em alterar o método getDao para setar o openSessionInView para false por padrão, possibilitando o fechamento da conexão logo após o seu uso, dessa forma o usuário não passa 30 segundos ou mais segurando uma conexão, mas apenas alguns milissegundos. Também foi otimizado as consultas mais pesadas utilizadas como a seleção de turmas para matrícula, a Ver Equivalentes a estrutura curricular, a adição e as remoções de turma. Estas alterações afetaram todas as operações da matrícula on-line. 


Outros módulos trabalhados nesta versão foram:


Graduação


Foi realizada a liberação no caso de uso de Plano de Matrícula de Ingressantes para aparecer componentes curriculares dos outros níveis do currículo selecionado.


Caminho: Graduação → Matrículas e Programas → Plano de Matrículas de Ingressantes.


Técnico Integrado


Foi realizada a correção do erro vixe ao listar/alterar turmas de entrada. O erro ocorria por falta de um atributo que não existe para o nível integrado, isto é o Período, o qual estava sendo inserido na consulta, contudo sem valor algum. 


Caminhos:


Módulo Técnico → Aba Curso → Turma de Entrada → Listar/Alterar


Módulo Técnico Integrado → Aba Curso → Turma de Entrada → Listar/Alterar


Formação Complementar → Aba Curso → Turmas de Entrada → Listar/Alterar


Técnico


Foi realizado ajuste para que seja usado o parâmetro de número máximo de reprovação na validação de matrícula do técnico e escola de música, mesmo quando sejam reprovações para a mesma disciplina. 


Caminho:


Portal do discente → Ensino → Matrícula online → Realizar matrícula → Iniciar Seleção de Turmas


Central de Estágios


Foi corrigido o  MBean que gera o Termo aditivo, para quando o cadastro de pessoa do responsável pelo local do estágio não adicionar o número de RG


Caminho: Portal Coordenador Graduação → Estágios → Gerenciar Estágios.


Foi ajustado o cálculo da vigência máxima, para considerar estágios que efetivamente aconteceram, ou que estão em fases do cadastro.


Caminho: Central de Estágios→ Estágio→ Gerenciar Estágios


Turma Virtual


Foi adicionada uma validação para verificar se a turma está consolidada e impedir  que após a consolidação, sejam realizadas alterações ou criações de tarefas ou questionários.


Caminho:


Turma virtual →  Atividades →  tarefas →  Avaliar →  Corrigir Turma virtual →  Atividades →  questionários Turma Virtual →  Alunos →  Lançar notas - qual o impacto em outras operações? Não deve existir


Foi realizada uma correção para remover turmas consolidadas do período vigente da listagem do caso de uso em questão


Caminho: Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Turmas Virtuais Abertas


 

Outras notícias

Mais notícias
« Voltar