Nova Versão de Referência

SIGAA - Versão 4.12.22 - Melhorias de funcionalidades em diversos módulos

Publicado em 22/05/2024

Nesta terça-feira dia 21 de maio, o time acadêmico lançou a versão 4.12.22 do SIGAA no GtiCooperação.


Biblioteca


Foi corrigido um erro no tipo de Empréstimo Especial e Empréstimo para Fotocópia, onde o sistema não estava considerando os prazos cadastradas nas políticas de empréstimos.


Caminho: Biblioteca → Aba Circulação → Módulo de Circulação → Realizar Empréstimo


Central de Estágios


Foi adicionado o campo minutos na renovação de estágio e também na tela de resumo após alterar o termo aditivo, pois a falta do campo estava causando um erro ao cadastrar um termo aditivo de estágio.


Caminho: Central de Estágios → Aba Geral → Estágio → Gerenciar Estágios → Visualizar Menu → Listar/Alterar Aditivos → Alterar Aditivo


Diplomas


Foi realizado um ajuste na forma como o sistema preenche a titulação de um docente que não possua titulação informada na base do sistema, para que neste caso seja enviada a titulação "Tecnólogo”. Este ajuste foi uma solicitação feita pela UFBA, originária de uma dúvida no oráculo onde identificamos o erro de comportamento no sistema.


Caminho: Módulo Diplomas → Diploma Digital → Registrar Diploma Digital


Extensão


O coordenador de uma atividade de extensão estava com dificuldade para gerenciar os participantes caso tivesse uma turma cadastrada com carga horária extensionista. Foi ajustado o caso de uso para inserir o docente da turma como coordenador adjunto e ele poder fazer as mesmas funcionalidades de um coordenador. Foi realizado o ajuste para adequação da necessidade em questão.


Caminhos: 


Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Submissão de Propostas → Submeter Propostas


Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras


Módulo Extensão → Gerenciar Ações → Ações de Extensão → Gerenciar Proposta de Ação → Visualizar Menu → Alterar Membros da Equipe


Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar participantes


Fundamental


Foi realizada uma correção de CI - Comportamento Inesperado, ao tentar lançar nota para turmas do nível fundamental. O erro ocorreu devido a dois atributos onclick em um commandlink, o que caracteriza erro.


Caminho: Portal do Docente → Turma Virtual → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas


Graduação


Alteração nos casos de uso de cadastro/alteração de componentes curriculares e solicitação de cadastro, para que não seja mais exibida a opção 'Módulo' no combo 'Tipo do Componente'.


Alteração no formulário 'Definir Horários' durante o cadastro/solicitação de turma, para que componentes do tipo Disciplina possam ter horários flexíveis com diferentes intervalos de data, como atualmente é possível para turmas de componentes do tipo Módulo.


Caminhos:


Módulo Graduação → DDP → Componentes Curriculares → Cadastrar


Portal Docente → Chefia → Componentes Curriculares → Solicitar Cadastro de Componentes


Portal Docente → Chefia → Turmas → Gerenciar Solicitações de Turma


Portal Coord. Graduação → Turmas → Gerenciar Solicitações de Turma


Monitoria


Foram realizadas algumas melhorias na fase de processo seletivo de monitores, conforme descritas abaixo: 


(1) Removida validação dos dados bancários do Cadastro de Resultados da Seleção de Monitores.


(2) Corrigido o erro de execução ao Convocar Discentes Classificados( erro ocorria devido falha em carregamento de orientações antigas relacionadas ao discenteMonitoria)


(3) Adicionada a validação dos dados bancários ao Convocar Discentes, com o TIPO de vínculo do monitor = BOLSISTA


(4) Foi adicionado a verificação de dados bancários ao Alterar Status do Monitor( TIPO de vínculo do monitor = BOLSISTA)


Caminhos:


Portal do Docente → Ensino → Projetos → Projeto de Monitoria/Apoio da Qualidade do Ensino → Coordenação de Projeto → Processo Seletivo → Cadastrar Resultado da Prova → Incluir discentes na seleção.


Portal do Docente → Ensino → Projetos → Projeto de Monitoria/Apoio da Qualidade do Ensino → Coordenação de Projeto → Processo Seletivo  → Convocar discentes → Convocar discente.


Módulo Monitoria → Aba Monitores → Alterar Monitoria → Alterar Status do Monitor.


Módulo Monitoria →  Aba Monitores → Cadastrar Novo Monitor.


Pesquisa


Foi implementada a possibilidade de utilizar servidores técnicos administrativos em educação no relatório espelho. Foram criados dois novos filtros: O filtro “Todos os técnicos administrativos em educação” e o filtros “Todos os pesquisadores” (inclui os servidores docentes e os servidores técnicos administrativos). O filtro de editais passa a ser exigido apenas para filtro de pesquisadores que o utilizem. As referências textuais a docentes passaram a ser pesquisadores.


Para esta demanda, existe a dependência da versão 2.1.0 do Intellectus. 


Caminhos: 


Pesquisa → Produção Intelectual → Geração de Índices de Produtividade → Cálculo do Índice de Produção dos Docentes (Relatório-Espelho)


SIGAA → Pesquisa → Produção Intelectual → Geração de Índices de Produtividade → Relatórios-Espelho Gerados


Foi realizada a correção no relatório Quantitativo de Pesquisa, onde, ao selecionar um período que não há resultados a apresentar, o sistema exibia um comportamento inesperado. Este foi um erro identificado pela UFPE. 


Caminho: Pesquisa → Prod. Int. → Relatórios → Quantitativos de Pesquisa


Processo seletivo 


Foi adicionado um novo caso de uso ao módulo de processo seletivo, que ficará responsável por gerenciar os comprovantes de cadastro/pré-cadastro de discentes aprovados em processo seletivo.


Caminho:


Processo seletivo → Cadastros → Gerenciamento de Comprovante de Cadastro/Pré-Cadastro Discente → Cadastrar


Processo seletivo → Cadastros → Gerenciamento de Comprovante de Cadastro/Pré-Cadastro Discente → Listar/Alterar


Foi adicionada uma validação  para impedir a exclusão de  um membro de banca ou banca de processo seletivo caso haja parecer pendente de assinatura pelo pelo membro.


Caminhos:


Processo Seletivo → Aba:Cadastros → Bancas:Gerenciar Bancas → Remover.


Processo Seletivo → Aba:Cadastros → Bancas:Gerenciar Bancas → Gerenciar Membros → Remover.


Foi realizado ajuste para que sejam identificadas as modalidades dos cursos, (B) ou (L), no relatório de lista de candidatos interessados na lista de espera.


Caminho: Processo Seletivo → Relatórios → Impressão de Relatórios e Documentos → Impressão para Cadastramento de Discentes Graduação → Lista de Candidatos que demonstraram interesse na lista de espera


Turma Virtual 


Foi realizada a correção de um problema relatado pelo IFC, onde,  na visualização de tarefas do tipo "Texto Online". Ao visualizar a resposta de um discente, que a cadastrou com quebra de linha, o sistema não estava tratando o html gerado.


Caminho: Turma Virtual → Menu Turma Virtual → Atividades → Tarefas → Avaliar Tarefas Enviadas → Visualizar Resposta


Foi realizada a correção no lançamento de frequência em planilha. Foi notado que a consulta que trazia as frequências dos alunos estava fazendo uma distinção pelo nome das pessoas. Isso fazia com que, no caso de pessoas diferentes com nomes iguais na turma, apenas apareça um registro. Ou seja, a outra pessoa com o mesmo nome não era retornado na consulta. Quando gravava a frequência, como a pessoa não era retornada, o id da frequência vinha nulo, então era feito o create do registro no banco. Mas como já existia o registro, dava problema no insert. Foi alterada a consulta para que a distinção fosse não apenas do nome, mas também no id da pessoa, onde cada um tem o seu.


Caminhos:


Menu Turma Virtual → Lançar Frequência


Menu Turma Virtual → Lançar Freq. em Planilha


Stricto Sensu


Foi realizada uma alteração no texto do diploma, substituindo o campo RG pelo CPF, conforme a Lei n.° 14.534/23, que torna o CPF o único número de identificação geral no país.


Caminho: Diplomas → Registro Impressão → Impressão de Diplomas → Impressão de Diploma Individual.

Outras notícias

Mais notícias
« Voltar