Na última quarta-feira dia 02 de Outubro, o time Acadêmico publicou a versão 4.14.8 do SIGAA para as instituições cooperadas contendo um conjunto de ajustes e correções. No que trabalhamos:
GERAL
Com intuito de padronizar os diversos relatórios/documentos existentes no SIGAA, foi realizada a alteração da logo da STI dos relatórios que apontavam para arquivos estáticos. Com isso, os relatórios passaram a apontar para o arquivo no SharedResources. Desta forma, caso seja necessário futuramente alterar para uma nova logo, alterando diretamente no SharedResources, irá alterar para todos os relatórios.
Relatórios afetados: Todos.
GRADUAÇÃO
Foi adicionado o campo "Local:" com informações sobre o local de aula na lista de presença das Turmas Virtuais.
Caminho:
SIGAA → TURMA VIRTUAL → DIÁRIO ELETRÔNICO → LISTA DE PRESENÇA
Para permitir mais de um cadastro por sessão de atividade autônoma ao inicializar o Mbean de solicitação do registro de atividade autônoma foi adicionada a chamada do método que prepara (prepareMovimento) o cadastro quando é necessário fazer a análise do registro (ANALISAR_REGISTRO_ATIVIDADE_AUTONOMA).
Caminhos:
Graduação → Atividades → Solicitação de Atividade Autônoma → Cadastrar
Foi criado o período de suspensão de atividades de aula durante um período letivo. O período de suspensão deve afetar apenas as aulas e não o funcionamento administrativo da instituição. O caso de uso de cadastro e alteração de períodos de suspensão foi adicionado no módulo Administração do Sistema e módulo de graduação. No módulo de graduação é permitido a criação apenas para o nível de graduação. A frequência e frequência em planilha foram atualizadas para mostrar os dias que as aulas estarão suspensas e não permitir o registro das frequências. O sistema também não permitirá o cadastro de Tópicos de Aula e Aulas Extras em dias de aulas suspensas. No cadastro de turmas e na solicitação de abertura de turmas não serão contabilizados os dias que as aulas estão suspensas.
Caminhos:
SIGAA → Administração do sistema → Aba Administração → Período de Suspensão de Atividades Letivas → Cadastrar
SIGAA → Administração do sistema → Aba Administração → Período de Suspensão de Atividades Letivas → Listar/Alterar
SIGAA → Graduação → Aba Administração → Período de Suspensão de Atividades Letivas → Cadastrar
SIGAA → Graduação → Aba Administração → Período de Suspensão de Atividades Letivas → Listar/Alterar
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Turmas → Solicitar Abertura de Turmas
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Turmas → Solicitar Abertura de Turmas de Reposição
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma sem Solicitação
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma sem Solicitação em Período Suplementar
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Turmas → Visualizar Solicitações de Turmas Enviadas → Alterar dados da solicitação
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Turmas → Gerenciar Solicitações de Turmas → Atender Solicitação
SIGAA → (Chefia Dpto) Portal Docente → Chefia → Turmas → Gerenciar Solicitações de Turmas → Atender Solicitação
Docente
SIGAA → Turma Virtual → Turma → Plano de Curso
SIGAA → Turma Virtual → Turma → Conteúdo Programado
SIGAA → Turma Virtual → Turma → Registrar Aula Extra
SIGAA → Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência
SIGAA → Turma Virtual → Alunos → Lançar Freq. em Planilha
SIGAA → Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas
SIGAA → Turma Virtual → Diário Eletrônico → Diário de Turma
SIGAA → Turma Virtual → Diário Eletrônico → Mapa de Frequência
SIGAA → Turma Virtual → Diário Eletrônico → Conteúdo
Programado → Cronog. Gráfico de Aulas
SIGAA → Turma Virtual → Atividades → Avaliações
SIGAA → Turma Virtual → Atividades → Tarefas
Discente
SIGAA → Turma Virtual → Alunos → Ver notas
SIGAA → Portal Discente → Outros → Avisar Ausência do Professor
Familiar
SIGAA → Portal do Familiar → Frequência do Aluno na Disciplina
A fim de habilitar cadastro de aulas_extras em domingos, foi alterado o código, para que, o cadastro/alteração de aula extra, seja considerado o atributo habilitarHorariosDomingo, dos parâmetros da gestora acadêmica.
Caminhos:
SIGAA → Portal Docente → Turma Virtual → Menu Turma Virtual → Turma → Registrar Aula Extra
Ao tentar solicitar a ficha catalográfica junto aos serviços da biblioteca, o sistema informava ao usuário que era necessário atualizar seus dados pessoais. Ao clicar no botão para atualizar esses dados, o sistema apresentava uma tela de "Acesso Negado - Usuário Não Autorizado" e não permite a atualização dos dados pessoais.
Ao verificar o serviço em questão, percebeu-se que o usuário era redirecionado para atualizar seu "cadastro completo", o que além de não ser necessário (visto que necessitava apenas atualizar seus contatos) o usuário também não teria permissão para esse serviço. Em razão disso, o serviço foi alterado para redirecionar o usuário para a "atualização simplificada" do cadastro, onde é permitido a atualização dos seus contatos.
Caminhos:
SIGAA → Portal Discente → Biblioteca → Serviços ao Usuário → Serviços Diretos → Ficha Catalográfica
Para garantir a exibição correta do campo de frequência no processo de Implantar Histórico do Aluno, a condição de exibição foi ajustada para recuperar corretamente as informações do componente curricular envolvido.
Caminhos:
Módulo Graduação → Aba Alunos → Notas/Retificações → Implantar Histórico do Aluno
Para sanar um erro que vetava a solicitação de matrícula (alterava o status para negado) mesmo com o parâmetro LIBERADO_PODER_VETO_MATRICULA com o valor false, foi adicionada uma nova validação na hora de confirmar a análise de matrícula.
Caminhos:
SIGAA → Portal Docente → Ensino→ Orientação Acadêmica - Graduação → Analisar Matrículas
SIGAA → Portal Docente → Ensino → Orientação Acadêmica - Graduação → Orientar Trancamento de Matrículas
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Matrículas → Analisar Solicitações de Matrículas
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Matrículas → Orientar Trancamentos de Matrículas
SIGAA → Portal Coord. Graduação → Matrículas → Analisar Solicitações de Suspensão de Programa de Discente em Regime de Observação
PORTAL COORDENADOR DA GRADUAÇÃO
No aproveitamento interno, para permitir ao coordenador tenha acesso ao histórico anterior do discente, foi adicionado a coluna histórico com um ícone que permite que o gestor baixe o histórico do aluno ao realizar o aproveitamento manual interno.
Caminhos:
SIGAA → Graduação → Solicitar aproveitamento/Incorporação de Estudos → Inserir campo nome e buscar → Selecionar discente → Aproveitamento Manual - Curso Anterior na UFRN → Selecionar Vínculo → Clicar no ícone de histórico
Portal Discente → Ensino → Solicitar Aproveitamento/Incorporação de Estudos → Aproveitamento Manual - Curso Anterior na UFRN → configurado para não aparecer para discentes
Portal Coord. Graduação → Aluno → Gerenciar Solicitações de Aproveitamento → Autuar Processo
Graduação → Alunos → Aproveitamento de Estudos → Gerenciar Solicitações de Aproveitamento → Autuar Processo
STRICTO SENSU
Foi adicionado um parâmetro (PERMITE_CADASTRAR_CH_COMPONENTE_CURRICULAR) que libera o cadastro de cargas horárias de componentes independentes do tipo de atividade, pois as regras da UFRN para esse contexto limitava as cooperadas que não necessariamente seguiam as mesmas regulamentações. Além disso, foi melhorada a validação no campo de Valor da CH do Docente, que ficará inabilitada quando a CH Total do Componente for zero.
Caminhos:
SIGAA → Stricto Sensu → Cadastros → Disciplinas / Atividades → Cadastrar
Para garantir a exibição correta do campo de frequência no processo de Implantar Histórico do Aluno, a condição de exibição foi ajustada para recuperar corretamente as informações do componente curricular envolvido.
Caminhos:
Módulo Stricto Sensu → Alunos → Outras Operações → Implantar Histórico do Aluno
CENTRAL DE ESTÁGIOS
Para carregar o município correto no cadastro de convênio de estágio, quando o concedente for a própria instituição de ensino, a tela do caso de uso da tarefa foi ajustada para exibir um campo de texto desabilitado com o município, em vez de uma lista de seleção desabilitada.
Caminhos:
Central de Estágios → Convênios de Estágio → Cadastrar Convênio de Estágio → Cadastrar Dados do Convênio
EXTENSÃO
O campo de nome oficial foi adicionado às consultas necessárias para ser inserido nos certificados. Após a alteração, caso o participante tenha solicitado, é possível visualizar o nome social na parte superior do certificado e o nome oficial logo abaixo da última linha de texto com as informações sobre a participação no evento.
Caminhos:
Na emissão dos certificados nas ações de extensão, disponíveis no:
SIGAA → Portal do Discente → aba Extensão → Certificados e Declarações → Emitir Certificado.
O certificado também pode ser emitido através da área pública do SIGAA através do menu Extensão → Emitir Certificados de Participação em Cursos e Eventos de Extensão → Login com gov.br → Filtrar pelo período desejado → Minhas participações em cursos e eventos → Acessar Participação → emitir certificado
Impacta a área pública e a área privada do portal para emissão dos certificados de extensão.Foi habilitado o campo de e-mail de forma não obrigatória no cadastro e alteração de participante de extensão, mesmo quando o serviço digital de Realizar Inscrição em Cursos e Eventos de Extensão estiver ativo.
Caminhos:
SIGAA → Extensão → CPP/CCEP → Participantes → Cadastrar ou Listar/Alterar
SIGAA → Extensão → Gerenciar Minhas Ações → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Participantes (Gerenciar participantes → cadastrar novo participante)
Portal do Docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Participantes
O cadastro de estrangeiro foi afetado na parte do e-mail quando o serviço digital Realizar Inscrição em Cursos e Eventos de Extensão ativo.
Caminhos:
SIGAA → Portal Público → Extensão → Acesso à Área de Inscritos em Cursos e Eventos → Acessar Como Estrangeiro → Primeiro Acesso?
PESQUISA
Para evitar a criação de dois vínculos de bolsista para o discente no plano de trabalho, ao alterar o Tipo de Vínculo do plano, foi feita uma modificação no método responsável, garantindo que apenas o tipo de bolsa do bolsista vinculado e do plano de trabalho em questão seja atualizado.
Caminhos:
Módulo Pesquisa → aba: IC → Planos de Trabalho → Gerenciar → Alterar Plano de Trabalho
Portal do Discente → Pesquisa → Certificados e Declarações → Iniciação Científica.
Módulo Pesquisa → aba: IC → Planos de Trabalho → Gerenciar → Finalizar Bolsista | Indicar/Substituir Bolsista
Com a mudança de geração aleatória de senha no método na arquitetura de 7 para 8 caracteres, foi necessário aumentar o limite também do campo de senha de assinatura do membro de um grupo de pesquisa.
Caminhos:
SIGAA → Portal Docente → Pesquisa → Grupos de Pesquisa → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Consultar → Visualizar Assinaturas → Enviar Email
SIGAA → Portal Público → Assinar
Foi corrigida a chamada a consulta no caso de uso que não utilizava o campo ativo como filtro para o Grupo de Pesquisa durante a criação de projeto de pesquisa. O caso de uso agora só exibirá opções que estejam ativas, ao invés de todas
Caminhos:
SIGAA → Portal Docente → (aba) Pesquisa → Projetos de Pesquisa → Submeter Projetos Vinculado à Edital
Foi corrigido o erro que ocorria ao tentar visualizar um edital, no qual um comportamento inesperado era gerado devido à não inicialização da entidade EditalPesquisa. Como a entidade não era inicializada, ela era retornada como null e, consequentemente, causava uma exceção NullPointerException.
Caminhos:
SIGAA → Módulos → Pesquisa → Cadastros → Itens de Avaliação → Configurar Questionários para Avaliação → Buscar edital
PORTAL DOCENTE
Foi corrigido o erro que ocorria quando se tentava visualizar um projeto de pesquisa pendente no portal do consultor, onde os documentos que haviam sido excluídos estavam sendo exibidos devido a um problema na consulta ao banco, que não considera se o arquivo está ativo ou inativo. Com isso foi alterado para trazer somente os que estão ativos.
Caminhos:
SIGAA → Portal do Docente → (aba) Pesquisa → Acessar Portal do Consultor → Projetos de Pesquisa Pendentes
Para resolver o problema de carga horária não contabilizada, foi realizada uma alteração no cálculo, para considerar os semestres letivos que passam de um ano para o outro.
Caminhos:
SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Plano Individual Do Docente → Meus Pids → Cadastrar Novo Pid
PRODUÇÃO INTELECTUAL
A funcionalidade de emissão de RID foi implementada no sistema para docentes cedidos e requisitados.
Caminhos:
SIGAA → Portal do Docente → Produção Intelectual → Progressão/Promoção Docente
SIGAA → Portal Docente (Chefia) → Produção Intelectual → Operações do Chefe → Validar Relatórios de Progressão Docente
ÁREA PÚBLICA
Foi adicionado o filtro de grau na consulta de cursos do Portal Público para nível de Graduação e foi corrigido o erro de busca em Strico entre mestrado e doutorado.
Caminhos:
SIGAA (Página Pública) → Ensino → Cursos de Graduação
SIGAA (Página Pública) → Graduação → Cursos
SIGAA (Página Pública) → Stricto → Cursos