Nesta quinta-feira, 30 de Janeiro, o Time Acadêmico publicou a versão 4.16.1 do SIGAA e a versão 0.2.7 do SIGPS para as instituições parceiras.
O destaque desta versão está nas melhorias realizadas no módulo Processo Seletivo e no SIGPS para um maior suporte ao SiSU - Sistema de Seleção Unificado. Os sistemas passaram por diversas melhorias para otimizar a experiência do usuário e aumentar a eficiência dos processos seletivos. Vale reforçar que, não foi realizada alterações referente a estratégia de convocação pois até o momento, não houve a necessidade de alterações. As principais mudanças incluem:
Melhorias na interface: facilidade na seleção de candidatos, organização da lista de processos seletivos e histórico de documentos para maior rastreabilidade.
Mais informações: adição de detalhes como horário da última submissão, número de submissões e possibilidade de personalizar a ordem dos documentos.
Relatórios personalizados: disponibilização de relatórios em formato Excel para análise de dados.
Ajustes de segurança: restrição do acesso a informações confidenciais e personalização das notificações.
PROCESSO SELETIVO
A fim de melhorar a usabilidade do sistema nas demandas do SISU foi adicionada nas telas de inserção de documentos às informações dos candidatos e foi inserido um botão para selecionar outro candidato nessas mesmas telas.
Caminhos:
Processo Seletivo → Cadastros → Documentos dos Candidatos → Validar Documentos Processo Seletivo → Cadastros → Documentos dos Candidatos → Cadastrar Declarações/Documentos
Foi realizado um ajuste para que possa ser omitido o nome do curso para membros de banca.
Caminhos:
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Gerenciar Bancas → Cadastrar Banca
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Cadastrar Parecer / Parecer Recursal
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Listar/Alterar Parecer
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Assinar Parecer
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Habilitar Parecer Recursal / Retificar Parecer
Foi criado um histórico que armazena os documentos no momento da validação da documentação geral para fornecer rastreabilidade.
Caminhos:
Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Documentos dos Candidatos: Validar Documentos → Selecionar Candidato → Validar Documentos.
Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Documentos dos Candidatos: Cadastrar Declarações/Documentos → Selecionar Candidato → Cadastrar Documentos.
Foi aplicada ordenação por ano-período na listagem de processos seletivos nos combobox dos casos de uso citados para melhorar a legibilidade.
Caminhos:
Processo Seletivo → Cadastros → Processos Seletivos → Configurar Dados para Convocação Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Gerenciar Bancas
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Cadastrar Parecer / Parecer Recursal Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Listar/Alterar Parecer
Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Assinar Parecer Processo Seletivo → Cadastros → Bancas → Habilitar Parecer Recursal / Retificar Parecer
Processo Seletivo → Cadastros → Gerenciar Membros de Processos Seletivos → Gerenciar Membros de Processos Seletivos
Processo Seletivo → Cadastros → Documentos dos Candidatos → Validar Documentos Processo Seletivo → Cadastros → Documentos dos Candidatos → Cadastrar Declarações/Documentos
Processo Seletivo → Cadastros → Gerenciamento de Comprovante de Cadastro/Pré-Cadastro Discente → Cadastrar
Processo Seletivo → Importação/Convocação → Convocação → Cadastrar Convocação de Candidatos Aprovados Processo Seletivo → Importação/Convocação → Convocação → Convocação de Candidatos para Preenchimento de Vagas Remanescentes
Processo Seletivo → Importação/Convocação → Convocação → Remanejar Discentes para o 1º Semestre
Processo Seletivo → Importação/Convocação → Convocação → Cancelar Convocados Pendentes de Cadastro
Processo Seletivo → Importação/Convocação → Convocação → Finalizar Convocação Processo Seletivo → Relatórios → Impressão de Relatórios e Documentos → Impressão para Cadastramento de Discentes Graduação
Foi adicionado o horário da última submissão realizada e o número de submissões enviadas pelos candidatos.
Caminhos:
SIGAA → Processo Seletivo → Cadastros → Documentos dos Candidatos → Validar Documentos
SIGAA → Processo Seletivo → Cadastros → Documentos dos Candidatos → Cadastrar Declarações/Documentos
Foi realizado ajuste para que seja possível realizar a ordenação dos tipos de documentos adicionados. A ordenação também é refletida no Sistema Integrado de Gestão de Processos Seletivos - SIGPS.
Caminhos:
SIGAA → Processo Seletivo → Cadastros → Conjunto de Requerimentos por Grupo → Cadastrar
SIGAA → Processo Seletivo → Cadastros → Conjunto de Requerimentos por Grupo → Listar/Alterar
Foi realizado um ajuste disponibilizando o Relatório de Inscrições de Candidatos em formato excel.
Caminhos:
Processo Seletivo → Aba: Relatórios → Consultas e Relatórios: Relatório de Inscrições de Candidatos
Foram realizados ajustes nas notificações enviadas aos candidatos durante o cadastramento/validação de documentos e cadastro/alteração de parecer de bancas.
Caminhos:
SIGAA → Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Documentos dos Candidatos: Validar Documentos
SIGAA → Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Documentos dos Candidatos: Cadastrar Declarações/Documentos.
SIGAA → Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Bancas: Cadastrar Parecer / Parecer Recursal
SIGAA → Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Bancas: Cadastrar Listar/Alterar Parecer
SIGAA → Processo Seletivo → Aba: Cadastros → Bancas: Assinar Parecer
SIGPS → Selecionar Processo Seletivo → Cadastrar Documentos
Foram realizados ajustes para que os combos de seleção de processos seletivos sejam apresentados apenas processos seletivos relacionados às permissões dos usuários.
Caminhos:
SIGAA → Processo Seletivo → Cadastros → Processos Seletivos → Configurar Dados para Convocação
SIGAA → Processo Seletivo → Cadastros → Gerenciar Membros de Processos Seletivos → Gerenciar Membros de Processos Seletivos
Para saber as mudanças com mais detalhes, baixe o documento: Melhorias para o SiSU
Outras melhorias realizadas foram:
BIBLIOTECA
Foi realizado um ajuste da pesquisa de autoridade para considerar acentuação, incluindo entidades numéricas HTML, uma vez que o banco de dados contém nomes armazenados tanto com acentuação padrão quanto com representações em formato de entidades HTML.
Também foi realizado um ajuste no redirecionamento da página do título para a página de pesquisa do autor autorizado, garantindo que apenas os parâmetros "a" (Nome pessoal) e "d" (Datas associadas ao nome) do autor sejam enviados para a pesquisa.
Caminhos:
Módulo Biblioteca → Processos Técnicos → Cadastro Autoridades → Pesquisar por autoridades
Módulo Biblioteca → Processos Técnicos → Pesquisas no Acervo → Pesquisa Geral do Acervo → Opções → Editar → Buscar Entrada Autorizada
Portal Público → Biblioteca → Consultar Acervo → Busca de Autoridades, pois foram feitas alterações nos diferentes tipos de busca
Foi adicionada a filtragem por curso foi adicionada na tela de busca de monografias.
Caminhos:
Biblioteca → Produções Acadêmicas → Produções Acadêmicas → Monografias
PORTAL DISCENTE
Foi adicionado a exibição do email e sala (caso possua) do orientador acadêmico, através de um tooltip, exibido ao passar o mouse sobre o nome do orientador. Atrelado a isso foi criado um parâmetro que pode ser gerenciado via SIGADMIN, para ativar/desativar a funcionalidade para os níveis Graduação e Stricto, através das letras relacionadas a cada nível de ensino (G, S). Na funcionalidade foi adicionado destaque no nome do orientador acadêmico, para os casos em que a funcionalidade está ativa. Para o caso de docente externo, apenas o email é exibido, não sendo apresentada nenhuma informação sobre a sala. Para docentes internos, caso não possua sala, é exibido "email@ufrn.br (Nº da Sala: dado)". Para raros casos, onde o docente externo não possui email cadastrado, a funcionalidade aparece como desativada Para a UFRN, o parâmetro está apenas para Graduação.
Caminhos:
Portal Discente → Dados Institucionais
EXTENSÃO
Foi adicionada a mensagem de descrição de operação na validação de relatório final de discentes de extensão:
“Caro usuário, ATENÇÃO: Ao validar o Relatório Final de um discente de extensão, lembre-se de que essa operação FINALIZA O VÍNCULO de bolsista. Discentes de extensão com vínculo de bolsista encerrado até o dia [1_1000_32 DIA_LIMITE_FINALIZACAO_BOLSA_MES] não receberão pagamento no mês corrente.”
Também foi adicionada a mensagem de alerta ao concluir a validação de relatório final de extensão:
“Caro usuário, a conclusão dessa operação irá FINALIZAR O VÍNCULO de bolsista do discente. Discentes de extensão com vínculo de bolsista encerrado até o dia [1_1000_32 DIA_LIMITE_FINALIZACAO_BOLSA_MES] não receberão pagamento no mês corrente.”
Caso a data final seja anterior ao último dia permitido para o pagamento da bolsa, a data final recebe data de finalização pois a bolsa é finalizada imediatamente. Caso a data final seja posterior ao último dia permitido para o pagamento da bolsa, a data final recebe o último dia do mês.
Caminhos:
Extensão → Aba Gerenciar Ações → Gerenciar Proposta de Ação → Listar Planos de Trabalho → Finalizar Discente
Extensão → Ações de Extensão → Relatórios → Relatórios de Discentes de Extensão (validar relatório final)
Portal do Docente → Extensão → Relatórios → Relatórios de Discentes de Extensão (validar relatório final)
Para corrigir o erro na consolidação de avaliação de ação de extensão em fluxo contínuo foi feita uma alteração que atualiza as distribuições na página após a consolidação. Dessa forma, ao retornar, aparecerá com o status "Sim".
Caminhos:
Extensão → Comissão de Avaliadores → Publicar Resultados → Consolidar Avaliações